terça-feira, 7 de junho de 2016

ESCOLA DE MISSÕES/2016 - PALESTRA 02

O DEUS VIVO É UM DEUS MISSIONÁRIO

Esboço da segunda palestra 

Texto básico: Gn 3.15
Introdução:
1.       O Deus vivo é um Deus missionário. O caráter de Deus exprime isto. Missões existem para a própria glória do Senhor da missão. Missões nunca foi invenção humana. Nenhum ser do mundo seria capaz de criar um projeto tão perfeito e tão singelo como este. Missões é algo criado por Deus.
2.       Douglas Webster diz: “Nós começamos, então, onde a missão começa: com Deus”.


I. O caráter missionário de Deus:
1.       O Antigo e o Novo Testamento mostram que Deus é um Deus que envia. Ele enviou profetas, apóstolos e anjos, e finalmente Ele enviou seu Filho unigênito (Hb 1.1-4). A própria existência das Escrituras dá testemunho do fato que Deus estende a mão em amor a seu mundo caído. Sendo assim, a obra missionária é, inicialmente, um trabalho do Deus Trino: “... batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Deus é um Deus de coração missionário.
2.       A missão é um dos atributos pessoais de Deus. Isto significa que do início ao fim a missão cristã é a Missão de Deus, e não do homem. Assim, há a necessidade desesperada de que se busque uma teologia de missão que não seja antropocêntrica ou eclesiocêntrica (ou agenciocêntrica), mas teocêntrica. Missão é uma obra essencialmente de Deus.
3.       A Trindade missionária:
a)       Deus Pai - o autor da missão.
b)       Deus Filho – a mensagem na missão.
c)       Deus Espírito – o poder para a missão.
d)       Deus Pai enviou Deus Filho Jesus (Jo 3.16).
e)       Deus Pai e Deus Filho enviaram o Espírito Santo (At 1.8).
f)        A Trindade envia a igreja a fazer missões (Mt 28.18-20).


II. Deus é o autor de missões:
1.       Deus se autoenviou – Gn 3.15:
a)       Deus aqui é o próprio missionário.
b)       Deus anuncia as boas novas aos pecadores.
c)       Esta é a primeira promessa de um enviado - protoevangelho.
2.       Para Francis M. Dubose, diz que a figura bíblica do verdadeiro Deus é comparada à de um grande e contínuo “Enviador”. Assim, missão é a objetivação do propósito eterno e benevolente de Deus que se origina em seu ser e caráter.

III. Citações:
1.       David Livingstone: “Deus tinha um único Filho e fez dele um missionário.”
2.       William J. Larkin Jr. diz: “A narrativa de Lucas apresenta cada pessoa da Divindade como ‘enviador’, comissionando e promovendo a missão. Cada pessoa da Trindade é também um ‘enviado’, um agente missionário bem como um participante trabalhando por meio dos agentes humanos”.
3.       Reginald Hoover: “Há muitas referências ao plano universal de Deus no Antigo Testamento, mas as poucas que temos considerado demonstram além de qualquer dúvida que o Deus do Antigo Testamento é um Deus Missionário”.
4.       Dave Harvey: “Deus pega um homem comum, lapida seu caráter, dá-lhe graça, treina-o por meio de provações, enche-o de zelo e encurrala-o em suas circunstâncias. Depois, você tem um obreiro.”
5.       Martinho Lutero: “Para se fazer um obreiro são necessários três coisas: oração, estudo da Palavra e tribulações."

IV. Deus criou o missionário:
1.       As Escrituras Sagradas são claras e objetivas quando mostram que Deus está interessado na humanidade caída e vai ao seu encontro. O ser humano pós-queda não deu um passo sequer em direção a Deus. Deus é quem vem ou providencia seus enviados como mediadores, procuradores. Deste modo, o conceito de Missio Dei deve ser entendido como a origem, a motivação e o modelo de missão que está centrado em Deus e em sua natureza.
2.       Deus Missionário muitos missionários com tarefas específicas:
a)       Deus enviou José para salvar Israel da fome: “Diante deles enviou um homem, José...” (Sl 105.17).
b)       Deus enviou Ananias a Saulo: “Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista, e fiques cheio do Espírito Santo” (At 9.17).
c)       Deus é quem manda trabalhadores para a Sua seara (Lc 10.2; Mt 9.37,38).
d)       Deus enviou o seu próprio Filho para resgatar os pecadores arrependidos (Jo 3.16).
3.       O plano-mestre de Deus para a missão (Betty Bacon):
a)       Deus o elaborou “antes da fundação do mundo”: “... do cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Ap 13.8);
b)       Deus o centralizou em Jesus Cristo: “isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens os seus pecados, e nos confiou a palavra da reconciliação” (2Co 5.19);
c)       Deus leva ao máximo da história mundial: “será pregado este evangelho a todas as nações. Então virá o fim” (Mt 24.14).
d)       Deus toma as iniciativas: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo 3.16,17).

V. Deus é o sustentador da obra missionária:
1.       A companhia do Mestre (Mt 28.20).
2.       A conclusão da obra (Mt 24.14).

Implicações Para Hoje:
1.       Se Deus Pai é missionário, se Deus Filho é missionário e se Deus Espírito é missionário, não temos escolha, ou somos missionários ou somos impostores.
2.       Henry Martin: “O Espírito de Cristo é o espírito de missões, e quanto mais nos aproximarmos de Cristo, mais intensamente missionários devemos nos tornar.”
3.       Quando olhamos para o Deus Pai só podemos vê-Lo como a única fonte da missão. De Deus procede e resulta a missão. É Deus quem, de fato, envia.

Sugestão de Leituras:
1.       O Caminho Missionário de Deus: uma teologia bíblica de missões. Timóteo Carriker (Editora Palavra).
2.       A Missão de Deus: desvendando a grande narrativa da Bíblia. Christopher J. H. Wright (Editora Vida Nova).

Sugestão de Filmes:
1.       Terra Selvagem.

2.       Um Clamor na China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário